95,1 FM

(64) 3651-1452

Notícias/Política

Governo deve criar um comitê gestor para tratar do Fundo Nacional de Segurança Pública nos estados

O objetivo é facilitar conversa entre estados e Governo Federal para melhorar o entendimento e o canal de comunicação para executar as verbas do fundo

Governo deve criar um comitê gestor para tratar do Fundo Nacional de Segurança Pública nos estados
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Governo deve criar um comitê gestor para tratar do Fundo Nacional de Segurança Pública nos estados

 

Por César Tralli, TV Globo e GloboNews

 

 

O Governo Federal deve criar um comitê gestor, envolvendo também os estados, para tratar do Fundo Nacional de Segurança Pública nos estados. A decisão ocorreu após reunião entre o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o diretor da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Antônio Glautter de Azevedo Morais, e o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo, nesta terça-feira (26).

O objetivo do comitê é destravar burocracias, favorecer o entendimento e melhorar canal de comunicação entre as partes para executar as verbas do fundo.

Para 2024, os 26 estados e o DF têm direito a R$ 1,084 bilhão do fundo, conforme previsto em orçamento. O valor é dividido em partes diferentes aos estados, com São Paulo recebendo a maior parcela (R$ 45,7 milhões).

 

Muito dinheiro fica represado, segundo fontes presentes na reunião, porque estados não cumprem requisitos, não entendem as regras claramente ou porque há demora nas tratativas de liberação.

A criação de um comitê gestor deve colocar técnicos dos estados em contato com os do Governo Federal para entender os gargalos e acelerar a liberação.

O dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública deve atender a políticas públicas que busquem, por exemplo, comprar sistemas de inteligência, tecnologia, viaturas, armas e equipar melhor as policias.

Comentários:

Veja também

Fique a vontade para nos enviar sua mensagem!