Por que o SUS é essencial

Por Renata Lo Prete

 

Drauzio Varella vocalizou o diagnóstico antes mesmo da pandemia: "Sem o SUS é a barbárie. O SUS faz parte do processo civilizatório". O oncologista e escritor é ouvido por Renata Lo Prete neste episódio, no qual relembra como era praticar a medicina antes da criação do Sistema Único de Saúde, na esteira da Constituição de 1988. Do atendimento primário a procedimentos de alta complexidade, ele detalha o funcionamento e a importância do SUS, alertando também para o imperativo de mantê-lo a salvo de disputas políticas e orçamentárias. Participa também Rudi Rocha, professor da FGV e coordenador de pesquisa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. Ele analisa o natimorto decreto do governo federal que pretendia entregar à iniciativa privada parte da operação das Unidades Básicas de Saúde - porta de entrada do SUS. Fala ainda da curva declinante do gasto da União com o sistema - movimento que sobrecarrega Estados e municípios. E indica quais devem ser as prioridades de investimento nessa área.
 

 

O que são podcasts?

 

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...